sexta-feira, 23 de abril de 2010

Edição 07 - 24 de abril de 2010

E agora Pastor, mais algum milagre?

Caminhão da Prefeitura de Lorena mata desenhista


O caminhão da Prefeitura e o carro do desenhista

O desenhista Gilmar Gonçalves da Costa que trabalhava na Prefeitura de Lorena há mais de 20 anos, faleceu na quinta-feira (22) no Hospital Regional de Taubaté após haver ficado internado por dez dias.

Gilmar não resistiu ao poli traumatismo causado pelo acidente ocorrido na manhã da segunda-feira (12) quando seguia pela Rodovia BR-459 e o caminhão da Prefeitura de Lorena, um Ford de 2002, perdeu o freio e atingiu seu veículo.

O caminhão que atingiu o veículo do desenhista era usado pela Prefeitura para coleta de lixo industrial, e naquela manhã transitava no sentido Lorena Piquete, quando segundo o motorista perdeu o freio e sem controle atravessou a pista atingindo de frente o carro do desenhista que ficou preso nas ferragens devido à violência do impacto.

Segundo informações obtidas com funcionários da garagem da Prefeitura que preferem não se identificar, não há manutenção preventiva. A manutenção de toda a frota só é feita quando o veículo fica impossibilitado de transitar, o que pode ter contribuído para o acidente. O caminhão que provocou o acidente que resultou na morte do desenhista necessitava de manutenção no sistema de freios, porém a opção feita pelo encarregado da garagem na época, Pastor Reinaldo Vendramini, foi retirar as panelas traseiras do caminhão e enviar para ser feito um “passe” em uma oficina de terceiros, sem que houvesse sido feita nenhuma manutenção nos freios dianteiros. Os mesmos funcionários da garagem dizem que há tempos o motorista vinha reclamando da situação. “Quando está carregado o peso total do caminhão chega a vinte toneladas, o motorista reclamava muito e dizia que a direção estava pesada, e sempre que os freios eram acionados o caminhão puxava para o lado” disse um dos funcionários entrevistados.

Segundo o motorista disse à polícia no dia do acidente, ao ser acionado o sistema de freio o traseiro não funcionou, agravando o problema na direção, e fez com que ele atravessasse a pista e atingi-se o carro do desenhista.
 
Fome Zero, Vergonha Zero, Tudo Zero
 

Encarregado da frota vai comer feijoada com carro oficial


O carro da Prefeitura estacionado em frente ao Bar Filipini

Apesar da contabilidade da Prefeitura de Lorena indicar que na Garagem (Secretaria de Serviços Municipais) a cada ano gasta-se mais com a manutenção da frota municipal, o que se vê nas ruas não reflete a realidade dos números.

Uma verdadeira farra com dinheiro da Educação e da Saúde, que deveriam ter um destino mais adequado, a cada ano proporciona aos mentecaptos que administram a cidade a oportunidade de renovar parte da frota, que é claro, não é utilizada exclusivamente nestes setores. O que se vê são os meninos do prefeito, alguns nem tão jovens, andando pelas ruas da cidade em seus carrinhos de chapa branca, inclusive nos finais de semana e feriados, e não raro estes mesmos meninos acompanhados pelo próprio prefeito, são vistos em cidades serranas desfrutando o frescor das montanhas em finais de semana de lazer.

Porém, o assunto tomou novas proporções quando esta semana na tribuna da Câmara Municipal foi dito que o atendimento médico na zona rural estaria comprometido pela falta de veículos para transporte dos profissionais de saúde. Diversos vereadores se alternaram na tribuna e cada um a sua maneira fez críticas e sugestões para solucionar o problema, quando o encarregado da frota da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Nicodemus, presente à sessão da Câmara, disse aos vereadores que havia um veículo Renault Clio à disposição, porém não foi feito o transporte do médico porque as condições da estrada não permitiam o trânsito deste tipo de veículo.

Claro que não seria possível, Renault Clio serve para garoto passear e não para trabalho na zona rural, e depois de haver passado o atestado de incompetência, o encarregado da frota teve que ouvir a vereadora Dra. Lorane Bustamante (PTB), que ocupou o cargo de Secretária Municipal de Saúde, dizer que existe uma caminhonete Toyota especialmente adquirida para esta finalidade, e que estaria na Garagem da Prefeitura necessitando de manutenção.

A “garagem” é o mesmo departamento da Prefeitura que no ano de 2009 gastou mais de R$ 300 mil em peças, e protagonizou algumas das cachorradas mais escandalosas da cidade, entre elas a compra de freio a disco para trator, embreagem para caminhão sem motor e sem câmbio, duas correias dentadas para um mesmo carro no mesmo dia, sendo algumas peças adquiridas em empresas cujo registro comercial não corresponde ao comércio de auto peças.

Quando estava quase esgotada a discussão sobre o assunto, o vereador Élcio Vieira Junior (PV) fez uso da tribuna para dizer que na semana anterior havia recebido um telefonema de Daniel solicitando o empréstimo do micro ônibus da Câmara, para que pudesse ser feito o transporte de pacientes de Lorena para outras cidades. O vereador disse que imediatamente colocaria o ônibus à disposição dos pacientes, bastando para isso que o prefeito encaminhasse um ofício fazendo o pedido oficialmente. “O Daniel me ligou e pediu o micro ônibus, eu disse que ele poderia ir à Câmara imediatamente e pegar as chaves do veículo, bastando para isso que ele levasse um documento do prefeito solicitando o empréstimo, como presidente da Câmara também sou o responsável pelo patrimônio e preciso de um documento para me resguardar de eventuais problemas, lembre-se que carros da Secretaria Municipal de Saúde já estiveram envolvidos em acidentes com vítimas fatais, mas o prefeito por razões que desconheço ainda não enviou o documento, e agora fico sabendo que cirurgias difíceis de serem agendadas em São Paulo deixarão de ser feitas por falta de transporte para os pacientes de Lorena”, disse Élcio Junior.

Nesta quinta-feira (22), por volta das 14h, o encarregado da frota da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Nicodemus, decidiu que estava na hora de almoçar, para isso fez uso do carro oficial da foto, e tranquilamente dirigiu-se ao Bar Filipini que as quintas serve sua famosa feijoada. Aparentemente sem nenhum problema de consciência, em especial com os pacientes que não puderam ser atendidos na zona rural por falta de médico, ou com aqueles que deixaram de ser transportados para outras cidades, matou sua fome.

Pardal que acompanha João de Barro vira servente de pedreiro

Prefeito manobra, mas não impede reeleição na Câmara de Lorena

Apesar da posse do novo presidente da Câmara Municipal de Lorena ser apenas em janeiro de 2011, a disputa já começou.

Desde que foi aprovada pelos vereadores, a possibilidade de reeleição do presidente gerou muita polêmica, e precisou ser resolvida no Tribunal de Justiça do Estado que confirmou a legalidade da reeleição.

Passada esta primeira série de entraves o que parecia ser improvável aconteceu, e a base governista que contava com nove vereadores (todos exceto o vereador Dr. Martinho (PSB)), viu-se reduzida a sete, mas com a possibilidade de oscilar entre seis e cinco dependendo do posicionamento de voto dos vereadores Zé Carlos da Padaria (PDT) e Totô (PTB). A oposição conta efetivamente com os vereadores Dr. Martinho (PSB), Élcio Vieira Junior (PV) e Chiquinho Carteiro (PDT).

Desde o racha na base, o prefeito Paulo Neme (PTB) vem tentando junto aos vereadores revogar a lei que permite a reeleição do presidente da Câmara, para isso tem se reunindo com os vereadores Rogerinho 100% (PDT) e Galão Aquino (PMDB) para articular a manobra.

Para que a lei seja revogada é necessária uma emenda à Lei Orgânica do Município, que necessita obrigatoriamente de sete votos para ser aprovada.

O vereador Rogerinho 100% desde a eleição do vereador Élcio Junior, disse por diversas vezes e a diversos interlocutores, que “seu pessoal”, referindo-se aos grupos que o apoiaram no período eleitoral, queria que ele fosse o presidente da Câmara, e que agora na segunda metade do mandato seria sua vez.

Passado pouco mais de um ano do mandato, o vereador Élcio Junior tornou pública sua intenção de reeleger-se presidente. O que levou o vereador Rogerinho 100% buscar junto ao prefeito, os meios para pressionar os vereadores da suposta base de apoio, na tentativa de concretizar sua empreitada rumo à presidência da Câmara.

Na segunda-feira (12/04), o prefeito reuniu na sua casa/consultório/gabinete, os sete vereadores da sua suposta base e apresentou o projeto de emenda a Lei Orgânica, e naquele momento obteve as sete assinaturas dos vereadores, que em seguida deveriam dirigir-se à Câmara Municipal, pois estavam a poucos momentos do início da sessão. O projeto ficou com o prefeito que deveria fazer com que algum de seus assessores o apresentasse na Câmara, esperando que naquela noite a reeleição para presidente sepultada.

Apesar do plenário vazio, as galerias da Câmara estavam cheias coincidentemente com um grande número de funcionários comissionados (sem concurso) e o assunto que se comentava seria possível fim da reeleição para presidente.

Mas o projeto não foi apresentado e os vereadores que há poucos minutos atrás haviam assinado ao projeto, não entraram na Câmara Municipal e apesar de haver sido feitas duas chamadas como manda o Regimento Interno, sete dos dez vereadores não estavam presentes e a sessão ordinária foi encerrada por falta de quorum, algo que não acontecia em Lorena desde 1993.

Porém, o assunto não estava encerrado e na segunda-feira (19), uma nova reunião entre os vereadores da base foi realizada, desta vez na casa do Secretário de Turismo, Gustavo Rodrigues, e ficou acertado que o projeto iria ao plenário e seria votado.

Iniciou-se a sessão com a galeria da Câmara cheia, e novamente os funcionários da Prefeitura eram a maioria, até mesmo alguns que não são vistos com muita facilidade em suas repartições durante o horário de expediente estavam presentes, assim como todos os vereadores.

A sessão é dividida em duas partes, a primeira, o Expediente inicia-se às 20h e termina às 22h, quando são lidos novos projetos, são lidas e discutidas moções, requerimentos e indicações. A segunda, a Ordem do Dia vai das 22h às 24h, quando os projetos são discutidos e votados em primeira votação, e também os projetos que serão discutidos e votados em segunda votação.

Naquela noite os vereadores decidiram através de votação que seriam lidos, discutidos e votados, três moções e três requerimentos de cada um. Mesmo após alguns vereadores não apresentarem as seis proposituras permitidas, o expediente foi até às 23h40, restando apenas 20 minutos para a Ordem do Dia.

Mais uma vez os funcionários da Prefeitura que estavam na Câmara perceberam que a base de apoio não votaria o projeto, que nem mesmo havia sido protocolado, e começaram a manifestar-se de forma inadequada com já haviam feito quando o vereador Galão teve alguns de seus negócios discutidos na tribuna, o que obrigou ao presidente Élcio Junior a repreender os presentes, lembrando que este tipo de atitude pode inclusive ser contido com o uso de força policial quando solicitada pela presidência da Câmara. Após o incidente a sessão seguiu sem mais problemas.

Um projeto de autoria do vereador Mafu (PV) que amplia a licença maternidade para funcionárias da Prefeitura para180 dias foi aprovado, e os vereadores se comprometeram a aprovar um pedido feito pelo vereador Élcio Vieira Junior (PV) em nome do Sindicato dos Funcionários Municipais, para o retorno da distribuição de cestas básicas e o fornecimento de almoço para os funcionários da garagem, a sessão foi encerrada às 00h30.
 
Curtas e Boas
 
A verdade sempre aparece
Sem uma Chefia de Gabinete ou Secretaria de Governo capacitada para fazer política, mais uma vez o prefeito Paulo Neme (PTB) dançou.


Plano B
Depois da lavada que o prefeito levou na Câmara, o vereador Marcelinho (PSDB) ficou alguns passos mais próximo da presidência da casa.


Plano C
Agora que a candidatura 100% foi rejeitada pela base, resta ao prefeito arriscar a candidatura Galão (PMDB), sem garantias de saúde jurídica.


Boa pergunta
Além da lista de chamada, será que vai rolar hora extra no final do mês para os funcionários que têm ido na Câmara?



Feriado prolongado
Após haver decretado o maior feriado da história da cidade, o prefeito fez um favor à população, em casa seus apaniguados não consumiram água, papel higiênico, café, combustíveis e sabe-se lá mais o que da Prefeitura.


Na encolha
A dupla Preferido e Predileto ou Célio Melilo e Dr. Roda, esta semana não apareceram em fotos ao lado do prefeito, e não foram plantados em nenhuma notícia da Prefeitura.

Cada um tem o prefeito que merece
Enquanto Lorena ganhou três dias de feriado, em Cachoeira o prefeito Fabiano Vieira (PSDB) inaugurou o Centro de Tratamento e Recuperação de alcoólatras e dependentes químicos.



Questão óbvia
Se forem recuperados os dependentes químicos de Lorena, quem irá rondar a Rua Professor Frederico Ramos?


Falando em Cachoeira
Aloísio Vieira (PSC) tem participado dos eventos da Prefeitura de Cachoeira, assim como muita gente de Lorena já em campanha para o ex-prefeito.


Montando o time
Fábio Marcondes (PPS) começou a movimentar-se, e mesmo sem definir se disputa a vaga de deputado estadual ou federal já começou a montar suas equipes de rua.


Vai dar o que falar
O deputado estadual Campos Machado (PTB) vai rever sua estratégia de campanha, assessores dizem estar buscando uma alternativa, especialmente após as notícias do suposto envolvimento do prefeito com pedofilia.

Nenhum comentário: